O Rafting

O Rafting 


O primeiro registro de descida de Rafting no mundo data de 1869. Nesta época, John Wesley Powel – um dos expedicionários mais conceituados da história americana - organizou uma expedição no rio Colorado / EUA, em barcos de madeira com remo central.
A aventura resultou em algumas viradas e batidas em pedras, decorrentes de equipamentos primitivos e da falta de técnica para manobrar nas corredeiras os barcos pesados. Já o Rafting com finalidade comercial foi realizado somente em 1909 pela Julio’s Stone’s Grand Canyon, mas os botes ainda eram rígidos, de madeira.
Rafting
Os primeiros botes infláveis apareceram nos EUA, em 1936. Durante os anos 60 e 70 o esporte passou por um período de estagnação, retomando o impulso a partir de 1980 com o surgimento do bote “self bailer”, confeccionado com materiais mais leves e resistentes.
Hoje o Rafting Comercial conquistou definitivamente seu espaço no cenário mundial.
A emoção e o contato com a natureza proporcionados garantiram sua presença nos arredores dos grandes centros urbanos e turísticos de nosso planeta, sendo uma das principais formas de conhecer as regiões onde é oferecido.O rafting comercial proporciona a experiencia de descer o rio para pessoas de qualquer idade e em sua maioria pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível porém, a atividade deve seguir aqui no Brasil a Lei Geral do Turismo (LEI Nº 11.771, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008 e Decreto 7381-2010 Regulamenta a lei Geral do Turismo), que especifica que uma Empresa de Rafting deve:
- Ser uma Agência de Turismo;
- Possuir Certificado de Cadastro no Ministério do Turismo – CADASTUR;
- Deve ter a norma técnica Sistema de Gestão da Segurança ABNT NBR-15.331 implementada;
- Deve ter condutores de rafting qualificados de acordo com a norma técnica ABNT-NBR-15370 Competência de Pessoal – Condutores de Rafting.
Sem os requisitos mencionados a empresa não pode exercer a atividade. Os primeiros relatos derafting que se tem notícia são nos rios Colorado e Mississippi.